Loading...

Blog

Tudo o que você precisa saber
Home / Blog / Post

É hora de arrumar as malas, e agora?

13/03/2019

Sabemos que existem diversos tipos de viajantes. Aqueles que precisam viajar a trabalho, outros a lazer. Também tem aquele bate-volta para algum evento, visita a familiares. Ou mesmo aquelas boas e merecidas férias. E só há uma coisa em comum a todo e qualquer viajante: a hora de fazer as malas!

Neste post, vamos dar algumas dicas práticas de como não esquecer de nada, além de um check-list para ajudar na sua organização. Então, bora fazer as malas!

Mala despachada ou bagagem de mão?

Antes de mais nada, é preciso saber algumas informações do local de destino e o tempo de permanência. A partir disto, você vai saber o quanto de roupa irá precisar, e isso incide diretamente na escolha da(s) mala(s). Segundo regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em voos domésticos o peso limite para a bagagem de mão é 10 kg, e a soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não pode ultrapassar 115 cm. Em voos internacionais, estas definições dependem da companhia aérea, mas normalmente seguem padrões parecidos. 

Já a bagagem despachada geralmente não pode exceder 23 kg. Após as novas regras na compra de passagens, também é importante conferir se na sua passagem está incluída a opção de bagagem despachada ou limita-se a bagagem de mão. Caso não esteja incluída, pode-se adquirir esta opção diretamente com a companhia aérea. Lembre-se sempre de confirmar as informações com a sua agência de viagens.

Organizando meus pertences

As restrições referentes aos líquidos são as que mais dão dor de cabeça aos viajantes. Muitos se atrapalham na organização e acabam tendo pertences pessoais recolhidos. As embalagens contendo líquidos não podem conter mais de 100 ml na bagagem de mão. E isso vale para uma série de produtos, como shampoo, desodorante (líquidos), cremes, maquiagens, pasta de dente, perfume, gel, etc. E tem mais: estes itens só podem ser levados na bagagem de mão se estiverem dispostos em uma embalagem plástica transparente e vedada (com zíper, não rola), com máximo de 20 cm x 20 cm nas dimensões, com capacidade máxima de 1 L.

Sua bagagem de mão também é o porto seguro de seus pertences de maior valor. Nunca despache objetos como joias, dinheiro, eletrônicos, entre outros produtos com valores significativos. Desde que seja permitido, carregue consigo estes objetos. Caso não haja possibilidade e você seja obrigado a despachar, certifique-se de declarar o valor do bens ainda no check-in.

Objetos proibidos

Na mala despachada, a grande maioria dos produtos é permitida. Porém, há várias restrições aplicadas às bagagens de mão. Por isso, você sempre vai ver MUITOS objetos, dos mais variados, descartados na área de embarque. Sem contar as armas, que obviamente não são permitidas (a não ser que você seja servidor do governo ou competidor de tiro esportivo), listamos alguns dos itens mais comuns:

  • Navalha/lâmina de barbear
  • Alicate de unhas
  • Agulhas de tricô
  • Facas, tesouras, canivetes
  • Desodorante aerosol
  • Bebidas alcoólicas não adquiridas no Duty Free
  • Skate, patins e pranchas
  • Tacos (golfe, hóquei, esqui)
  • Carrinho de bebê

Medicamentos, sapatos, cosméticos... o que mais falta?

Sabendo quais são as restrições e com o tipo de bagagem definido, chegou a hora de preparar sua mala com algumas dicas básicas que às vezes passam despercebidas. Uma delas é levar alguns remédios de emergência, alguns comprimidos que possam evitar dores de cabeça, enjoos, febre, resfriados ou até mesmo indisposição estomacal. Nunca se sabe se algum deles será vendido SEM receita no país onde você estiver.

Volta e meia os calçados acabam sendo um problema nas viagens. Neste caso, o mais importante é a versatilidade do calçado, sendo dispensável que você leve um sapato que irá utilizar somente em uma ocasião. Uma dica é optar pelos calçados maiores/mais pesados para usar nos voos. Isso garantirá mais espaço na mala – mais ainda se você colocar as meias dentro dos demais calçados que estarão nas malas.

A não ser que você esteja planejando viajar para um completo deserto, ou alguma praia perdida no meio do nada, opte por comprar alguns cosméticos no seu destino, ao invés de levar consigo. Shampoos, sabonetes e protetores de sol, por exemplo, são itens fáceis de se encontrar em qualquer lugar. Portanto, deixe para levar na bagagem somente o indispensável, como aquele creme especial para a pele ou bronzeador que só você tem.

Para fechar, e garantir que não vai faltar nada na sua viagem, confira as nossas dicas práticas:

  • Leve adaptadores de tomada universais
  • Roupas enroladas (ao invés de dobradas) garantem mais espaço
  • Separe uma muda de roupa leve para carregar a bordo
  • Cheque SEMPRE previamente a previsão do tempo
  • Garanta que, na volta, a mala terá espaço para colocar algumas lembrancinhas. Ou então, você terá que comprar uma mala nova só para as compras
  • Cheque TUDO antes de sair: carteira, passaporte, celular, passagens... tudo!

Já está pronto para a sua próxima viagem? Então acesse AQUI e encontre a melhor opção de pacote para você!

Fontes: ANAC e Momondo

Fique tranquilo, não enviamos spam
Fale Conosco